quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quem tem fé vai a pé

Há três anos acontece a caminhada ecológica de Frei Galvão, cujo principal objetivo é refazer os passos do primeiro Santo brasileiro em direção ao Santuário Arquidiocesano da Vila de Belém.
Antônio de Sant'Ana Galvão (Frei Galvão) nasceu em Guaratinguetá, SP, em 10 de maio de 1739. Antônio viveu com seus irmãos numa confortável casa, pois seus pais tinham prestígio social e influência política. Aos treze anos, foi mandado para o Colégio de Belém, dos Padres Jesuítas, na cidade de Cachoeira-BA, onde permaneceu de 1752 a 1756. Frei Galvão foi oficialmente canonizado pelo próprio Papa Bento XVI no dia 11 de Maio de 2007, durante sua visita ao Brasil.
Após um breve aquecimento no Porto de Cachoeira comandado pelo professor de educação física, e também coordenador do evento, Ricardo Nogueira, cerca de 1.500 pessoas iniciaram a caminhada saindo da cidade de Cachoeira em direção ao distrito de Belém. Fiéis, simpatizantes e curiosos, andaram por pouco mais de 2 horas, iniciando o trajeto pela estrada que leva até o povoado de Capoeiruçu, entrando por uma estrada de chão conhecida como estrada dos Jesuítas.
Em seguida, uma breve parada na Fonte dos Padres para refrescar. Depois da caminhada uma missa foi celebrada no Santuário pelos padres Hélio César Leal Vilas-Boas e Cid José da Cruz.
Para espantar o cansaço da caminhada, depois da missa, uma apresentação do grupo cultural Esmola Cantada, com um legítimo samba de roda seguido de um delicioso almoço oferecido pelo povo de Belém como gesto de hospitalidade.
A cada ano aumenta o número de pessoas que participam da Caminhada; jovens e idosos, homens e mulheres, nativos e turistas. A princípio uma festa religiosa, que tomou outras proporções, trazendo inclusive benefícios para a economia local, já que a tendência é aumentar cada vez mais o número de visitantes.
A persistência das pessoas é admirável. Enfrentar 13 km debaixo de sol quente e ladeiras infindáveis é um ato de fé. Seu Inoscêncio, 87 anos, participa desde a primeira caminhada, realizada no ano de 2007, ele faz todo o percurso sem ajuda de ninguém e sempre sorrindo. Ao ser questionado sobre como conseguia tal proeza, responde saudoso: “É a fé minha filha, é a fé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário