quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Basta !

Tivemos 40 dias de greve; Quase perdemos o semestre; Correm boatos de que alguns equipamentos desapareceram; Das mais de 100 exigências do grupo "Paralisar para mobilizar", apenas 36 serão atendidas; Matérias foram publicadas denegrindo a imagem da UFRB; A mídia está criando uma imagem totalmente deturpada do que é a Federal do Recôncavo.
Já chega não ? Não !
Não bastava tudo isso, agora circula um vídeo na internet no qual o reitor da Universidade, Paulo Gabriel Nacif, faz um discurso racista e preconceituoso. Esse vídeo foi filmado durante a última mesa de negociações, que durou mais de 20 horas, em Cruz das Almas, sede da UFRB. Mas a questão é que o vídeo, ao contrário do que os alunos estão alegando, FOI editado sim. Um pedaço do vídeo foi cortado e é justamente nesse pedaço que o reitor contextualiza todo o seu pronunciamento. Ao ser retirado, a impressão que temos é de que o reitor está sendo racista.
http://www.youtube.com/watch?v=vUe3dw7kh24&noredirect=1
Não quero defender ele, até mesmo porque ele já cometeu inúmeros erros, e sim, muitos dos problemas da UFRB poderiam ser evitados ou resolvidos, mas, nesse caso, eu tenho que me posicionar. O reitor não é culpado, não é esse monstro que estão pintando.
Os alunos tem todo direito de cobrar e reivindicar seus (meus, porque também sou estudante) direitos. Mas não da maneira 'baixa' com que foi feita, não apelando pra mentira, não prejudicando todo mundo.
Com tudo isso, quem vai sofrer as consequências somos nós mesmos. A Universidade vai ficar com uma péssima imagem e, consequentemente, o nome que vai constar no nosso currículo também. Como pretendemos entrar no mercado de trabalho levando o nome de uma Universidade que passou por tantos escândalos?
Porque ninguém fala das coisas boas? Porque ninguém diz que temos um quadro docente invejável, com professores bem qualificados, todos com doutorado? Porque ninguém diz que os equipamentos que a Universidade disponibiliza são muito bons, que nenhuma outra Universidade Pública no Estado tem? Que temos câmeras filmadoras que são utilizadas em estúdios de televisão e cinema? Que algumas delas chegam a custar R$25.000,00? Que todos os laboratórios são equipados com MAC (computador da Apple, considerada a melhor marca em aparelhagem tecnológica)?
Mas coisas boas não são interessantes, não são notícia e não dão 'ibope'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário