sábado, 9 de outubro de 2010

Posto de saúde do Caquende atende necessidade da população

Com o objetivo de prestar serviços gratuitos à comunidade, o posto de saúde do bairro do Caquende, na cidade de Cachoeira, tem realizado um bom trabalho com a população desde que foi implantado, há cerca de 4 anos.
Bem como toda unidade básica de saúde, faz atendimento pelo SUS (Sistema único de saúde). Oferece serviços como preventivo, pré-natal, tratamentos odontológicos, planejamento familiar, acompanhamento de crianças, além de uma atenção especial a hipertensos e diabéticos.
Segundo o enfermeiro responsável Bruno Souto, são atendidas uma média de 600 pessoas por mês. Bruno diz que a prioridade da unidade é prevenir a população através de orientação. Com o auxílio de 10 agentes de saúde, cerca de 1.200 famílias são acompanhadas de perto por meio de visitas domiciliares. Onde são atualizados e feitos novos cadastros quando necessário.
Rita de Cássia dos Santos, moradora do Caquende, afirma que depois do posto muita coisa melhorou. Além de exames mais acessíveis, manter a saúde em dia também ficou mais fácil, já que o posto disponibiliza serviços como preventivos e tratamentos odontológicos, dos quais ela utiliza periodicamente. Ela diz ainda que o número de mulheres grávidas tem diminuído significativamente graças ao planejamento familiar. E gestantes tem o acompanhamento necessário para ter uma gravidez saudável.
Além dos demais serviços, as vacinas estão disponíveis o ano inteiro, mesmo fora das datas de campanhas. Vacinas para crianças e idosos são as mais procuradas. Uma novidade deste ano foi a campanha de vacinação contra raiva para cães e gatos, que encerrou semana passada, mas ainda está disponível no posto enquanto durar o estoque.
O posto dispõe de um clínico geral todos os dias da semana. Os atendimentos são feitos de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário