sábado, 9 de outubro de 2010

Obras da Igreja Matriz de Cachoeira estão atrasadas

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário da cidade de Cachoeira está em reforma desde o dia 17 de setembro de 2009, com previsão de entrega para a mesma data em 2010.

Contudo, a obra não foi finalizada a tempo e não tem data prevista para a entrega.

A reforma foi solicitada ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) desde 2008 com a finalidade de restaurar os bens artísticos, devido ao grande processo de degradação pelo qual a Igreja passou. Mas só no ano seguinte houve a concessão.

A primeira etapa do projeto, que contempla o altar mor e os altares colaterais, não tem data prevista para término. A segunda etapa compreende a restauração dos azulejos e paineis e terá início quando a primeira for concluída. Estima-se que levará mais tempo que a primeira por ser um trabalho muito mais minucioso e delicado.

A obra faz parte do Projeto Monumenta e foram destinados à primeira parte do projeto R$ 956.732,84. A empresa responsável pela restauração da igreja é a Restaurar´t.

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário é um monumento da primeira metade do Século 18 e foi tombado pelo Iphan em 1939. Os paineis de azulejos que recobrem as paredes laterais da nave principal alcançam altura de quatro metros e estão entre os de maior área do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário